Antes da escrita sempre faço uma pesquisa para entender a origem das palavras ou termos. Encucada com a palavra gourmet, tão usada atualmente, me identifiquei com opinião de uma personal chef, pós graduada em História e Cultura da Gastronomia.O termo "gourmet", tem algo a ver com vinho. Formou-se em 1820 do francês arcaico grommes (com influência de gourmand, "guloso"), criados de mercadores de vinho", de origem incerta.
Outras fontes revelam que apareceu pela primeira vez na obra do gastrônomo francês Brillat Savarin, "A fisiologia do gosto", de 1825, onde classificava alguns restaurantes da França, no início do século XIX. A palavra quer dizer “aquele que tem bom gosto”.
O termo gourmet indica muito a procedência do alimento, principalmente na Europa, onde ele valoriza a denominação de origem.
A partir desse ponto podemos dizer se uma comida é ou não gourmet. O importante é saber se o alimento foi feliz e se ele te deixará ainda melhor. Identificar a origem do ingrediente/alimento, conhecer os produtores, saber a forma de cultivo é maior riqueza do que melhor fazemos: comer e se deliciar.
Há alguns anos tenho uma prática que enche meus olhos e estômago de muitas cores e sabores. Sim, com endereço e um dos equipamentos mais antigos das cidades: feiras e mercados. Seja de cidades pequeninas ou grandes centros.


